Resenha: “A Fabulosa Arca de Noá”

Crédito: Angela Debellis

Eu sou uma pessoa saudosista. Não são raras as vezes em que me pego pensando em fatos passados de minha vida, em especial no que diz respeito à infância, fase tão marcante e que tanto impacta em nossas jornadas.

O que me traz à memória inúmeras coisas que se foram, devido ao passar dos anos ou à ação de pessoas que intervieram para que fosse levadas de mim. E isso inclui vários livros, que se tornaram apenas lembranças de momentos felizes proporcionados por seus conteúdos.

Ao ler “A Fabulosa Arca de Noá”, pude reviver alguns desses momentos, ao recordar obras que fizeram parte não só do meu aprendizado, mas da minha formação como ser humano e leitora apaixonada, que foram se perdendo a cada nova mudança, mas que nunca saíram do meu coração.

Na história escrita por Leandro Carloni e lindamente ilustrada por Fernanda Ozilar, conhecemos a pequena Noá, que, junto a seu pai e a um gatinho tricolor (que, certamente, é seu grande companheiro, assim como são os animais que nos dão a alegria de compartilhar nossas vidas com eles), enfrenta a nem sempre fácil mudança de residência.

Já com as coisas essenciais devidamente embaladas, é hora de decidir o que será levado para a nova moradia, que não só seja importante por suas funções, mas que também faça bem ao coração.

Crédito: Angela Debellis

Mas o pai, por razões não explicadas na obra e que abrem um leque imenso de possibilidades, parece irredutível no que diz respeito à menina manter sua preciosa coleção de livros. Estes são colocados para doação na porta da – agora antiga -casa de Noá, que precisa deixar seus amigos feitos nas páginas para trás.

Só que não existe nada no mundo que possa diminuir a força da imaginação e é ela que dará forças para que nossa protagonista siga em frente e encare, conforme as palavras do pai, “os novos tempos”.

Lidar com o desconhecido, pode ser assustador. Ainda mais quando não temos bagagem emocional suficiente para entender o motivo de algumas coisas acontecerem mesmo contra nossa vontade.

Em quarenta páginas, “A Fabulosa Arca de Noá” consegue tratar esse tema tão delicado de maneira leve, colorida, fazendo parecer mais palatável o desafio da mudança – literal e metafórica.

Ao fechar o livro após a conclusão da leitura, me vi torcendo por uma personagem fictícia. Pensei no quanto sua moradia, quando adulta, será acolhedora. Imagino que a jovem Noá será tutora de alguns animaizinhos e terá uma estante repleta de livros (quem sabe alguns títulos adorados de infância). E que sempre haverá espaço para a chegada de novos amigos, afinal, a imaginação desconhece limites.

por Angela Debellis

Ficha Técnica:

Título: A Fabulosa Arca de Noá

Autor: Leandro Carloni

Ilustradora: Fernanda Ozilak

Editora: PeraBook

Páginas: 40

Edição: 1ª / Junho de 2024

ISBN: 9786598152499

Filed in: Livros

You might like:

Verão no prato: combinações de pizzas e bebidas para aproveitar o calor Verão no prato: combinações de pizzas e bebidas para aproveitar o calor
Dia de Reis: Transforme o fim da decoração de Natal em um ritual de prosperidade Dia de Reis: Transforme o fim da decoração de Natal em um ritual de prosperidade
Thai de Melo reestreia “Como é que eu vim parar aqui?”, no Teatro Unimed Thai de Melo reestreia “Como é que eu vim parar aqui?”, no Teatro Unimed
As primeiras estreias de 2025 do Rakuten Viki chegaram As primeiras estreias de 2025 do Rakuten Viki chegaram
© AToupeira. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Proudly designed by Theme Junkie.