“Tomar um Café” tornou-se uma expressão ao mesmo tempo singular e ampla. Fazemos tal convite quando estamos bem e queremos marcar uma conversa entre amigos, mas também se for para tratar de negócios, resolver pendências.
Muitas vezes, esses encontros não chegarão a acontecer, mas de algum modo, a simples menção a eles acaba sendo reconfortante, como se houvesse uma linha invisível que nos unisse a pessoa que segura outra xícara.
Talvez por isso mesmo, tomar um café com Deus pareça uma ideia tão calorosa. E é essa a proposta do livro “Café com Deus Pai”, de Junior Rostirola, pastor-sênior da igreja Reviver – localizada em Itajaí, Santa Catarina. A obra nos convida a fazer a leitura de uma página por dia, proporcionando 365 oportunidades de encontro, de aproximação com o Criador.
Cada dia é composto por um texto inédito do autor, além de sugestões de leituras bíblicas, uma frase-destaque e uma palavra-chave, que propõem refletir e debater sobre assuntos que fazem parte de nossa rotina e que às vezes nem nos damos conta de sua real importância em nossas atitudes.
Também há espaço para que cada leitor faça suas próprias anotações, o que significa que, ao fim da jornada de leitura, todos os exemplares serão únicos, lindos resultados da jornada de cada um. Detalhes que fazem toda a diferença e ajudam na imersão.
Como eu ganhei meu exemplar em setembro, durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (a ideia é começar a ler no dia 1º de janeiro, para ter uma experiência anual completa), segui a orientação de ler, além da página diária, mais uma anterior à data de início, a fim de ter acesso a todo conteúdo. O que acabou enriquecendo minha experiência, uma vez que consegui conciliar mais de um tema simultaneamente e aumentar o grau de reflexão sobre eles.
É verdade que abrir o coração a cada página lida e me imaginar sentada a uma mesa diante de Deus Pai e uma xícara de café recém-passado ajudou bastante a assimilar e absorver cada mensagem. O que significa que tais encontros podem (e devem) ser vistos com mais carinho por nós, incluindo aqueles deixados de lado por causa da falta de tempo ou pior ainda, por falta de amor.
Embora obras religiosas tenham públicos-alvo bastante específicos, é possível dizer que “Café com Deus Pai” tem potencial para atrair leitores que não consomem tal gênero literário com frequência, justamente por sua proposta que mais parece um convite para aproximar-se (ou reaproximar-se, quem sabe) de um grande amigo, do que um devocional que impõe regras mais rígidas de conduta diante da fé.
As leituras diárias tornaram-se parte de minha rotina e têm sido de imensa ajuda em muitos momentos. Conhecer a obra não estava entre meus planos, mas tê-la em minhas mãos foi uma das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos.
Que mais pessoas deem chance ao livro e possam sentir-se acolhidas por suas palavras. Afinal, é assim que deve ser a relação com nossos melhores e mais preciosos amigos.
Crédito das imagens: Angela Debellis.
por Angela Debellis
Ficha Técnica:
Título: Café com Deus Pai
Autor: Júnior Rostirola
Editora: Velos Editora
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Páginas: 424
Dimensões: 16 x 23 x 2 cm
ISBN: 9786585930017