
Crédito: IA Gemini
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), coordenado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, conquistou o renomado prêmio iF DESIGN AWARD 2025, sendo reconhecido na disciplina Communication, categoria Public Branding, como a melhor marca pública do mundo.
O prêmio reafirma a relevância da nova identidade visual da instituição e seu impacto na propagação do conceito de Biblioteca Viva – dinâmica, interativa e adaptável às necessidades da comunidade.
“Receber este prêmio é um marco para o SisEB e para os 40 anos de trabalho dedicados ao fortalecimento das bibliotecas públicas. Hoje, o SisEB conecta 1.448 bibliotecas e salas de leitura de acesso público em 447 municípios paulistas, promovendo iniciativas que tornam esses espaços mais vivos, acessíveis e eficientes. Ver a logomarca deste programa reconhecida internacionalmente é motivo de grande orgulho”, afirma Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Essa conquista internacional evidencia não apenas a identidade visual do SisEB, mas também seu compromisso com a disseminação da cultura e do conhecimento de uma maneira moderna. O novo design da marca reflete os princípios fundamentais do SisEB: acessibilidade, dinamismo e inovação na promoção do livro, da leitura e das bibliotecas públicas no Estado de São Paulo.
“O SisEB tem o desafio contínuo de estreitar a conexão entre as bibliotecas e seus usuários. Para isso, inspirados pela geometria do livro, criamos uma representação gráfica de um espaço dinâmico, conectado e digital, em sintonia com o presente e com as necessidades de uma biblioteca viva, acessível e eficiente. O resultado é uma identidade nova, que projeta um caminho para o futuro, mais próximo e engajador, com um enorme potencial de inspirar o público e fomentar a troca de conhecimento”, diz Jorge Monge, Diretor de Criação e Design da D4G, responsável pela criação da nova marca.
A premiação, organizada pela iF International Forum Design GmbH, é muito fomentada na área do design e reúne um corpo de jurados independentes formado por 131 especialistas. Em 2025, a competição contou com mais de 11 mil projetos inscritos, oriundos de 66 países, o que ressalta ainda mais a relevância de levar o prêmio para casa.
Mais sobre o iF DESIGN AWARD:
Criado em 1954, seu selo de qualidade certifica a excelência em diversas disciplinas, incluindo produto, embalagem, comunicação, design de serviço, arquitetura, design de interiores, conceito profissional, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI). Ao longo de sete décadas, o prêmio consolidou-se como um dos principais referenciais globais em inovação e design.
da Redação A Toupeira
comment closed