Violino, violoncelo, duas vozes, voz principal, violão, guitarra, teclado, bateria, guitarra e contrabaixo, emoldurados pela participação da dupla de humoristas e músicos, Jica Y Turcão, revivem sucessos do grupo londrino sem marcas de bandas cover, mostrando as agitadas A hard day’s night e I want to hold your hand, românticas, como Something, e até mesmo canções pouco executadas como Golden Slumbers. O espetáculo “Beatles segundo a Cia. Filarmônica” revela-se absolutamente diferenciado ao incluir também artefatos cênicos inusitados.
Com criação e direção de Marco Fentanes, o musical procura fugir do que costumeiramente mostram banda covers de bandas consagradas. O objetivo tem a ajuda de dois roadies (São Jica y Turcão), que se acham “talentosos” para entreter a plateia durante o “atraso” da banda, inventado por eles.
Os dois surgem logo na abertura, em que cantam a mais inesperada versão do Bolero de Ravel – que batizam de Bolero de Rosicler, escrita para “despertador e duas vozes” e inspirada em Alvarenga e Ranchinho. Infernizam o roteiro e até se “incluem” como instrumentistas: em And I Love her, Jica toca pauzinhos, rigorosamente seguindo “partitura”, orientado por Turcão. Momentos engraçados são emoldurados por infláveis, adereços de submarino, bolhas e até mesmo bonecos gigantes, caricaturas dos Beatles, que remetem aos cabeções do carnaval de Recife.
Composta por músicos consagrados como o baterista Gel Fernandes (Rita Lee/Radio Táxi), a Cia. Filarmônica explora a versatilidade que sua formação permite. Destacam-se também na banda o pianista Flavio Fernandes, o guitarrista Bibo Bueno e o contra baixista Osmar Murad. Os cantores são Aaron Matsumoto e Walter Mourão. O duo de cordas é composto por músicos que pertencem às principais orquestras de São Paulo.
“A seleção das músicas seguiu o seguinte critério: encantar e surpreender”, diz Fentanes. É o que, por exemplo, em Yesterday, cuja letra é apresentada com “gerador de caracteres” para estimular a plateia a cantar junto, acompanhando a “bolinha dançante”.
“Beatles Segundo a Cia. Filarmônica” está há onze anos em cartaz. Já foi visto em diversas cidades do Brasil, totalizando um público superior a 450 mil pessoas.
No repertório reúne, ainda, Can’t buy me love, Day Tripper, Don’t let me down, Eleanor Rigby, Help, Here comes the sun, Hey, Jude, Let it be, She loves you, Strawberry fields forever, The long and winding road, Twist and shout e Yellow submarine.
Serviço:
Beatles segundo a Cia. Filarmônica
03, 17 e 31 de outubro e 14 de novembro às 21h
Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900. São Paulo/SP
Duração: aproximadamente 90 minutos
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). À venda na bilheteria (informações: 11 3253-4102), site: www.teatrogazeta.com.br ou telefone: 11 4003-1527
Recomendado para todas as idades
da Redação A Toupeira