A família real sempre gerou alvoroço no Brasil em todos os lugares por onde passava. Eugênio Soares, na obra “A Visita do Imperador”, mistura personagens fictícios e históricos, narra a visita do jovem Dom Pedro II a uma tradicional e rústica cidade do Norte da Província do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, em 1847, e de que forma essa presença mexeu com a rotina da população.
O livro conta como a passagem da comitiva imperial pela região incendiou a imaginação dos moradores, além de tratar de assuntos cruciais que permeavam a história do Brasil na ocasião: a violência da escravidão, a emergência do romantismo, senhores de engenho em decadência e o drama de famílias ambiciosas em busca de privilégios e a ascensão social.
“A Visita do Imperador”, dividindo a estadia da comitiva numa sequência de datas, mistura a ficção com a realidade do Brasil na época, o que torna o livro agradável e leva o leitor a viajar para a atmosfera narrada. Com uma linguagem leve e narrativa original, Eugênio Soares lança uma obra capaz de entreter e, ao mesmo tempo, ensinar sobre os modos de vida de homens e mulheres que viveram no interior da província na primeira metade do século XIX.
Ficha Técnica:
Título: A Visita do Imperador
Autor: Eugênio Soares
Editora: Autografia
Gênero: Romance
ISBN 978-85-518-0225-0
Páginas: 422
Serviço:
Lançamento do Livro A Visita do Imperador
05 de julho a partir das 20h
Museu Histórico de Campos dos Goytacazes
Praça Santíssimo Salvador, 40. Centro. Campo dos Goytacazes / RJ
da Redação A Toupeira
comment closed